
5 situações em que é normal pedir ao seu colega de quarto para pagar a sua parte
Alojamento | Alojamento compartilhado | 14/02/18
Abordar o problema do aluguer e outros pagamentos com o seu parceiro de casa nunca é algo simples. Em alguns casos, é perfeitamente justificável pedir-lhe que pague o que deve. Aqui estão 5 situações comuns em que não deveria sentir incómodo em falar de dinheiro com o seu companheiro de casa.
Quando o seu companheiro de quarto ou casa deixa o alojamento apressadamente
O mês começa e o seu companheiro de casa decide deixar o apartamento sem avisar ninguém. Neste caso, mesmo que ele pense que só precisa encontrar um novo companheiro de quarto e que o apartamento é tão bom que os pedidos entrarão facilmente, é normal que ele assuma a sua responsabilidade e que pague o aluguer pelo mês atual. Se não o fizer, em caso de atraso para encontrar outro companheiro de habitação, o proprietário não hesitará em se voltar contra si, especialmente se o contrato for solidário.
Quando o seu companheiro se vai embora por um tempo
Se o seu companheiro de casa tem planos de ir passar uns meses de férias e não quer pagar o seu período de ocupação do alojamento porque precisa de dinheiro, esse não é problema seu. Nesta situação, pode explicar que existem soluções como o subarrendamento, e que terá que fazer arranjos com o proprietário para solicitar o seu consentimento.
Quando um item no seu espaço está quebrado e tem de o reparar
Isso pode acontece quando compartilha um lugar, e, por exemplo, durante uma festa, um objeto quebra e é necessário repará-lo. Se os erros de um ou outro não estão relacionados, o correto é que o reparo seja dividir equitativamente. Portanto, se precisar de reparo, não hesite em falar com ele sobre como as despesas serão divididas.
Quando faz as compras
A distribuição de despesas é um tópico que muitas vezes cria tensões entre companheiros de quarto. Existem companheiros que se organizam para que um faça as compras gerais para o apartamento e compartilhe comida, então não hesite em pedir a parte proporcional de acordo com o que comprou.
Quando o seu companheiro de quarto estraga as suas coisas
Nós compartilhamos muitas coisas quando o alojamento é compartilhado, mas os pertences pessoais devem permanecer pessoais. Portanto, se emprestou algo ao seu companheiro de quarto e este, infelizmente, danificou-o, é bastante normal pedir-lhe que conserte ou pague o seu arranjo.
Autor: Roomlala